quinta-feira, 1 de abril de 2010

The Twilight Saga: New Moon (2009)


"Please don't make me choose. Because it will be him, everytime."

Depois do tremendo sucesso do primeiro filme ''Crepúsculo'', e do número de fãs que angariou, The Twilight Saga: New Moon tornou-se no filme mais antecipado de 2009.
Esta saga é baseada nos livros escritos por Stephenie Meyer; a, há sempre fãs mais exigentes do que outros, pois ler um livro e depois ver a sua representação na tela pode ser igualmente fascinante como decepcionante. Eu, como leitora do livro, fui mais crítica em algumas partes do filme, como também gostei do facto que tenha sido mais fiel do que o seu antecessor.

O filme começa exactamente alguns meses depois do primeiro filme. Estamos em Setembro e é o 18º aniversário de Bella S
wan. Após acordar de um sonho em que vê o seu reflexo como uma mulher mais velha, ao lado da perfeição dos 17-anos-para-sempre de Edward Cullen, Bella fica horrorizada com o seu aniversário. No entanto, a família Cullen prepara-lhe uma festa perfeitamente normal, com presentes e um bolo. Após um incidente típico de Bella, Jasper fica sedento do sangue dela e tenta matá-la. Este acontecimento imprevisível faz com que Edward decida abandonar Forks com a sua família, numa tentativa de proteger Bella e deixá-la continuar a viver uma vida humana normal. A sua saída de Forks faz com que Bella fique num estado catatónico-depressivo por vários meses. Depois de descobrir que, em situações de perigo, Bella vê a imagem de Edward, ela procura motos e pede ao seu amigo de infância, Jacob Black, para consertá-las, para que ela possa andar e ver Edward. No entanto, a relação de Jacob e Bella vai-se tornando cada vez mais profunda, e ela vai-se tornado dependente da amizade de Jacob. No entanto, o jovem esconde um terrível segredo: é um lobisomem. Assim, Bella vê-se no meio de uma batalha entre lobisomens, vampiros, e Victoria, que volta para se vingar da morte de James.

O filme é realizado por Chris Weitz, e achei que foi uma escolha sensata. Os fãs não conseguem evitar compará-lo com a realizadora anterior, Catherine Hardwicke, que falhou em alguns aspectos. Em New Moon, Chris Weitz apostou numa perspectiva diferente, os actores pareciam mais confortáveis, e a maquilhagem e efeitos estão significamente melhor. A Summit Entertainment realmente quis um realizador que fosse muito bom com animação digital: os lobos seriam a segunda principal atracção do filme, e não desiludiram. A primeira atracção , ou "os primeiros" foram os actores, Robert Pattison
e Taylor Lautner. O público feminino agradeceu por este último andar sem t-shirt o filme todo. Já outras pessoas (eu) não agradeceram os gritinhos no cinema.
No entanto, achei que estes dois actore
s foram mais sólidos do que no filme antecessor. Já o mesmo não posso dizer da actriz Kristen Stewart. Gosto da actriz, mas…há certas falhas.

Introduziram Dakota Fanning como a maquiavélica Jane. Não é como eu a imaginava ao ler, mas não esteve mau de todo. Considero que Chris Weitz concentrou-se demasiado nos lobos do que propriamente a história e ambiente, faltando por vezes alguma emoção e consistência na narrativa. Alguns diálogos são estranhos, ridículos e excessivamente longos. Eu simplesmente não gosto da personagem Jacob e vê-lo quase o filme inteiro numa akwardness com Bella é simplesmente ridículo.
O que não desiludiu foi a fidelidade para com o livro. Sim, não é 100% fiel, mas está muito próximo. Tive a oportunidade de ver algumas cenas cortadas que achava essenciais para o filme, mas infelizmente não as colocaram no final cut. Contudo, o filme tornar-se-ia ainda maior do que já é. Consegue ser extensivo de mais, mas para os fãs da saga isso parece não importar. A fotografia está excepcional, e não consigo parar de a comparar com o primeiro filme. Se estão à espera de ver uma tonalidade azul horrível durante o filme, desenganem-se. O ambiente é mais rico em tons dourados e quentes.

Concluindo, A Saga Twilight-Lua Nova consegue ter uma perspectiva bastante dualista: agradará os fãs da saga, mas não provocará qualquer impacto nos restantes, antes pelo contrário.
Pode tornar-se massacrante e lento em algumas partes, mas não mata a sede dos fãs …pedir-se-á urgentemente a estreia da A Saga Twilight: Eclipse.


EXAME

Realização: 6/10
Actores: 6/10
Argumento/Enredo: 5/10
Duração/Conteúdo: 2/10
Efeitos/Fotografia: 8/10
Transmissão da ideia principal do filme para o espectador: 7/10

Média Global: 5.6/10
Crítica feita por Joana Queiroz


Informação

Título em português : A Saga Twilight : Lua Nova
Título Original: The Twilight saga: New Moon
Ano: 2009
Realização: Chris Weitz
Argumento (baseado no livro de): Stephanie Meyer
Actores: Kristen Stewart, Taylor Lautner, Robert Pattison , Dakota Fanning, Billy Burke

Trailer:




VER TAMBÉM:

Twilight (2008) , por Sarah Queiroz
Photobucket

0 comentários:

Enviar um comentário