sábado, 30 de outubro de 2010

Paranormal Activity (2007)

"What Happens When You Sleep?"

Foi o filme sensação do ano passado! Sofreu uma enorme mediatização e hype, e foi dos filmes mais lucrativos e falados do ano. Quando vi o trailer, achei o conceito do filme imensamente interessante, especialmente por ser de um género que tem vindo a ser muito desvalorizado. Eu tive oportunidade de vê-lo ao cinema quando saiu e confesso que estava com algumas expectativas! Especialmente devido ao tremendo hype que este filme teve. Mas será que isso é sinónimo de qualidade?
"Paranormal Activity" é sem dúvida um filme interessante, maioritariamente devido ao facto de apesar de ser simples, é bastante eficaz. E eu pessoalmente sou fã dos filmes "shakycam", com estética amadora, apesar de ser uma técnica que começa a ser demasiado utilizada. Porém, isso não limita em nada a originalidade deste filme, pois como já disse, tem um conceito bastante interessante.

A história é simples: Katie desde miudinha é assombrada por uma entidade inexplicável. Só que após vários anos sem manifestações do paranormal, Katie pensava que já estava livre desse problema. Só que ao mudar-se com o seu namorado Micah para uma casa nova, Katie descobre que afinal estava redondamente enganada. Para tentar soluccionar o problema, Micah compra equipamentos de filmagem e som para poder registar os fenómenos paranormais. Mas à medida que tempo passa, as manifestações começam as ficar cada vez mais violentas, e Katie e Micah começam a desesperar, sem saber o que poderão fazer.

A premissa do filme diz-nos logo que podemos contar com imenso suspense. E de facto assim sucede. O filme consegue ser bastante tenso e pertubador, mesmo sendo low budget, e o seu argumento convicente e realista comprova que não é necessário sangue, gore, entre outras coisas para se fazer um bom filme de terror. 15000 euros de orçamento chegaram perfeitamente! Em "Actividade Paranormal", a construção de um ambiente de suspense envolto de credibilidade não falha, conseguindo ser aterrador em algumas cenas (eu achei assustador ter visto no cinema, imagino quem tenha visto sozinho às escuras... A chave para se achar um filme assustador também está nas circunstâncias e no ambiente em que se vê, sem dúvida). No entanto, o filme fica-se muitas vezes por aí mesmo. O que é aterrador e de cortar a respiração é mesmo a construção do suspense, que muitas vezes não tem a conclusão desejada, ou seja, ficamos a esperar sempre mais. Isso não impede, no entanto, de ficarmos com a garganta presa ou a morder os lábios durante a maior parte do filme. Ou seja, não são os saltos na cadeira que definem este filme, mas sim o sentimento de inquietude que acompanha-nos durante a sessão toda que permanece connosco durante longos momentos após o seu visionamento. Mas é inevitável o filme tornar-se um pouco repetitivo. Também a acção do filme não ajuda nisso, visto que se passa sempre na casa/quarto deles. No entanto, somos depois compensados com o final, que condiz perfeitamente com o ambiente até aí criado, e permite-nos saltar uma vez da cadeira. Achei a realização deveras interessante isto porque não foi pelos caminhos óbvios, ou seja, "Paranormal Activity" não se torna naquelas típicas histórias de fantasmas. Não, Oren Peli envereda por caminhos criativos. Mas não vos darei mais pormenores, quero evitar spoilers. O filme não é perfeito e tem alguns defeitos, mas vale a pena dar uma olhadela!


Na minha opinião os actores estão extremamente credíveis, acho que todos desempenharam um óptimo papel, são genuínos e convicentes na maior parte do filme, especialmente nas cenas que assustam. Aliás o terror neste filme reside no realismo das performances dos actores. Parece mesmo que estamos a ver um homemade video!

Eu pessoalmente recomendo este filme! É uma óptima escolha para ser ver no Halloween, e ainda por cima com a sequela no cinema até podem ver os dois de seguida. Quem não gosta de filmes "shakycamera" style é melhor deixar este filme passar, que decerto não gostarão.
Mas quem gosta, que o veja! Satisfaz e bem.


EXAME

Realização: 8/10
Actores: 8/10
Argumento/Enredo: 7/10
Duração/Conteúdo: 6/10
Transmissão da ideia principal do filme para o espectador: 7/10

Média Global: 7.2/10

Crítica feita por Sara Queiroz

Informação
Título em português: Actividade Paranormal
Título Original: Paranormal Activity
Ano: 2007
Realização: Oren Peli
Actores: Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Fredrichs, Ashley Palmer, Amber Armstrong

Trailer do filme:


4 comentários:

  1. Vi este filme na altura da sua estreia e sinceramente sai de lá um pouco desiludido, creio que tenta dar mais realismo às personagens ao mostrar actos do dia a dia mas não me parece muito bem conseguido.

    Boa review no entanto.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. É mesmo propositado. O filme se contivesse apenas as partes dos "sustos", ficava em parte vazio. É preciso dar consistência ao filme e essas partes ajudaram a dar um aspecto mais real.

    Gostei dele, mas só achei uma parte mesmo muito estúpida. A parte das pegadas parecidas com um dinossauro...

    ResponderEliminar
  3. Sim, é mesmo propositado mostrar os "actos do dia a dia". Já no segundo filme é assim também.
    Se fosse só a parte do paranormal ficava muito irreal.

    Ahah Zé :p. Realmente as pegadas parecem mesmo de dinossauro... mas pensa assim: supostamente, não é um fantasma (espírito humano), mas sim um demónio ("monstro") . Portanto, quiseram realçar o facto de não ser humano. Mas sim, as pegadas estão ligeiramente ridículas.

    ResponderEliminar
  4. Sim, também concordo que as cenas do dia-a-dia são para dar mais realismo e consistência às personagens. E também acho que deveriam realmente existir, apenas acho que podiam estar melhores.
    Mas é apenas uma opinião. :)

    ResponderEliminar