sábado, 16 de abril de 2011

As Escolhas de Sarah

Decidi partilhar com vocês os 20 filmes que me cativaram mais, de sempre. Sem dúvida que não é das listas mais convencionais, e poderá conter títulos menos consagrados. Mas o certo é que neste tipo de listas há que dar margem à subjectividade, pois a verdade é que, na maior parte das vezes, os filmes tocam-nos de maneiras diferentes. Confesso que foi extremamente difícil ter que pô-los numa ordem específica. O interessante é partilhar com vocês para posteriormente debater. Não hesitem em partilhar connosco a vossa opinião relativamente ao meu TOP 20 de filmes.


1. The Matrix (1999)

Photobucket
Crítica: Aqui

My personal favourite, atinge a perfeição! A interessante e paradoxal narrativa, que envolve metafísica e a filosofia, juntamente com a tremenda e espectacular acção e efeitos visuais são, sem dúvida, dois elementos bastante apelativos. O facto de nos desafiar intelectualmente também constitui um dos motivos pelo qual eu idolatro este filme e é, verdadeiramente, o número 1 da minha lista.


2. The Lord of The Rings: The Fellowship of the Ring (2001)

Photobucket
Crítica: Brevemente

Lord of The Rings alcança o nível de excelência e nunca me canso de ver os filmes, é espectacular em todos os níveis. Peter Jackson criou das melhores sagas da história do cinema, muito obrigada Peter!


3. Kill Bill Vol.1 (2003)


Photobucket
Crítica: Brevemente

My dear Quentin... Adoro-o! Todos os seus filmes são de génio, mas a história de Beatrix Kiddo consegue ser a minha favorita.


4. Reservoir Dogs (1992)

Photobucket
Crítica: Aqui

Outra genialidade por Tarantino, filme este que iniciou a sua magnífica carreira enquanto realizador, e digo-vos: não poderia ter começado da melhor maneira! A narrativa não linear, as grandes actuações, um diálogo soberbo e inteligente, tendo depois uma banda sonora que complementa da melhor maneira fazem deste filme um clássico!


5. The Hangover (2009)

Photobucket
Crítica: Aqui

Não há filme que tenha conseguido a proeza de me fazer cair da cadeira de tanto rir sendo A Ressaca a excepção! Sinceramente, acho-o inagualável, e dificilmente outro filme de comédia tem o nível de qualidade que este tem. Aguardo, com expectativa, pela sequela!


6. Resident Evil (2002)

Photobucket
Crítica: Aqui

Automaticamente constou da minha lista de preferências, logo desde a primeira vez que o vi. A história, os actores, a banda sonora... Vários são os elementos que tornam este filme absolutamente fantástico, apesar da grande maioria não concordar.


7. Shutter Island (2010)


Photobucket
Crítica: Aqui

A combinação DiCaprio & Scorsese é simplesmente perfeita. Este filme está arrebatador, é dos melhores filmes de 2010. Shutter Island é acima de tudo um filme inteligente, que nos permite puxar pela cabeça. Adoro!


8. Shaun of The Dead (2004)

Photobucket
Crítica: Aqui

Eu adoro filmes de zombies, e este especialmente, pois combina o meu género predilecto com humor britânico do melhor! Não é possível resistir, é de facto hilariante, e tem um fantástico elenco e banda sonora.


9. Seven (1997)

Photobucket
Crítica: Brevemente

Dos melhores filmes do género e dos anos 90, Se7en está fantástico a todos os níveis, apesar do seu final super depressivo! Adoro.

10. The Skeleton Key

Photobucket
Crítica: Aqui

É daqueles filmes que eu não consigo explicar porque é que adoro ou porque é que consta nas minhas preferências. O facto de ser um pouco obscuro, super subestimado, e conter elementos pouco convencionais são capazes de ser dos motivos pelo qual me levaram a gostar verdadeiramente deste filme, que para mim é incansável. Ou secalhar é mesmo só por causa do Peter Sarsgaard <3


11. Gladiator

Photobucket
Crítica: Brevemente

Gladiador é definitivamente um clássico pois combina uma história simples, mas tocante, com cenários lindíssimos e uma realização de visão soberba. Isto para não falar da banda sonora... Inevitavelmente choro quando vejo o filme!


12. Dawn of the Dead

Photobucket
Crítica: Aqui

George A. Romero, "The Grandfather of the Zombie", é o melhor cineasta do género, adoro todos os seus filmes, mas se tivesse que escolher um predilecto, optaria pelo Dawn of The Dead, pois é um excelente survival film que apesar de agora estar ultrapassado, mantém-se naquele nível inagualável de clássico instantâneo.


13. Martyrs


Photobucket
Crítica: Aqui

^O cinema europeu na década de 2000 encontrava-se fortíssimo e em 2008 foi-nos proporcionado o melhor filme de terror francês do ano, e mesmo da década. Martyrs é brutal, no sentido literal da palavra, mas é de uma qualidade exorbitante!


14. The Dark Knight

Photobucket
Crítica: Aqui

Apaixonei-me completamente pelo filme quando o vi, a história está magnífica, adoro os twists e as personagens, que contam com fantásticos actores para as interpretar. Dark Knight está um colosso, visualmente e substancialmente.


15. Silence of the lambs

Photobucket
Crítica: Brevemente

Melhor filme da saga sem dúvida, e dos meus filmes favoritos! Adoro a profundidade e o dinamismo desta história, para além do facto de Anthony Hopkins ser absolutamente cativante.



Outros:

Moulin Rouge
Inception
Saw
The Shawshank Redemption
A Clockwork Orange


por Sara Queiroz

15 comentários:

  1. Os meus favoritos estão fora da lista, mas que você colocou em evidência como: Moulin Rouge e A Clockwok Orange. Adoro esses dois filmes!

    Bacana tua lista, diferente e mostra ser bastante pessoal mesmo.

    abs :D

    ResponderEliminar
  2. Excelente lista, nota-se que é muito pessoal...mas se não fosse não tinha piada ;)

    Não vi todos...mas identifico-me com a maioria. Especialmente, e com muito entusiasmo, com os do Tarantino, O Senhor dos Anéis (se bem que eu colocaria toda a trilogia), Matrix, Seven, Moulin Rouge, Inception, Shutter Island, A Clockwork Orange, The Dark Knight!
    E estou curiosa relativamente a Dawn of the Dead e Shaun of the Dead...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos comentários (: Sim, sem dúvida que é bastante pessoal, são mesmo os meus filmes predilectos e indispensáveis da minha "dvdteca". Catarina, aconselho-te vivamente a veres o Shaun of the Dead, é imperdível.

    ResponderEliminar
  4. A pouca convencionalidade é que torna as coisas interessantes. Não tinha piada se chegasses aqui com o top do IMDB :p

    E assim é, pouco ortodoxo. Tens aí muitos dos meus filmes favoritos (The Silence of the Lambs, Reservoir, Seven, LOTR, e ainda outros) (teria de ver se algum entraria) e outros que nunca entrariam em tal lista, nem que fosse mais alargada (Resident Evil, Shaun of the Dead, Gladiator, entre outros). Mas gostei de ver, boa iniciativa ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Diogo :D film affinity não conhecia, desculpa-me a ignorancia! mas vou-me já registar (:

    ResponderEliminar
  6. "As Escolhas de Sarah" soa bem. Vou roubar esse título e usar para alguma coisa, obrigado. :D

    1. The Matrix
    Misturar ficção científica com filosofia de tal maneira foi realmente inovador (apesar de "homenagear" várias coisas ao longo do caminho). Mas as duas sequências demoraram muito para sair e são terríveis. Deveriam ter feito só o primeiro.

    2. The Lord of The Rings: The Fellowship of the Ring
    Adaptação literária perfeita, não? Menciona/mostra até coisas que não estão no(s) livro(s). Gostaria de ver THE HOBBIT do Del Toro mas pelo menos será a volta de Peter Jackson à Terra Média. Viu o primeiro vídeo de produção? Se tirarem, pode ver no Facebook.

    3. Kill Bill Vol.1
    O único defeito desse filme foi terminar num cliffhanger. :D
    Mas acho que o volume 2 é mais "filme de Tarantino", não acha?
    Mesmo assim assisti a este várias e várias vezes.

    4. Reservoir Dogs
    Talvez eu fosse jovem demais quando assisti mas não achei nada especial. Apenas a semente daquilo que viria a ser o Tarantino.

    5. The Hangover
    Não me interesso muito por comédias. :P

    6. Resident Evil
    A única coisa que o filme tem em comum com os games é o nome. Mas pelo menos as sequências foram ficando cada vez piores até chegarem a um ponto em que são tão ruins que chegam a ser divertidos.

    7. Shutter Island
    É um filme muito interessante e realizado de maneira magistral por Scorsese. Mas achei um pouco previsível.

    8. Shaun of The Dead
    Foi uma boa surpresa. Não é uma comédia, não é um filme de zumbi mas possui o melhor de ambos. Como todos os trabalhos do Edgar Wright, o principal atrativo é a alma que ele coloca mesmo nas histórias e personagens mais absurdos.

    9. Seven
    Foi a real estréia de David Fincher (pois Alien3 não conta). O estilo e tom deste filme também ajudaram a inspirar a minha série de TV favorita de todos os tempos: Millennium (do Chris Carter).

    10. The Skeleton Key
    Nunca tive vontade de assistir. Não que eu ache que seja ruim ou algo assim, apenas não me despertou interesse.

    11. Gladiator
    Ridley Scott consegue criar clássicos em qualquer gênero que toca. Mas ninguém vai me convencer a ver "A Good Year". :P

    12. Dawn of the Dead
    Este possui o ápice das críticas sociais em filmes de zumbi. Mas a maquiagem está bem datada. :D

    13. Martyrs
    Um dos filmes mais surpreendetes que já vi. Realmente mexe com quem assiste. Gosto muito mesmo.

    14. The Dark Knight
    Nolan criou O filme de Batman. É mais uma história policial em que alguns dos participantes usam máscaras e maquiagem, não? Genial. :D

    15. Silence of the lambs
    Atuações inacreditáveis numa história que muita gente tentou copiar sem sucesso. E inspirou a criação de The X-Files! :)

    Pois é, Sarah. Acho que esta lista é mais uma prova de que temos gostos e opiniões bem divergentes. Mas acho interessante que mesmo assim possamos conversar a respeito destas mesmas diferenças. O mundo seria muito chato se todos tivessem as mesmas opiniões (e toda unanimidade é burra, não?). :D

    ResponderEliminar
  7. Dá-me o teu nome, depois, para eu adicionar. O meu é DiogoF.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada pelo teu comentário Alexandre e pela cuidada análise :D E concordo plenamente contigo relativamente ao interessante que é debater opiniões divergentes, é que se aprende muito com isso! E bem sei que esta minha lista é muito susceptível a opiniões diversas. Sábias palavras, muito obrigada novamente. E fica a minha sugestão de tentares ver o Skeleton Key, valerá a pena!

    Diogo, o meu é SarahQ1.

    ResponderEliminar
  9. Sarah, este TOP é mesmo a ti =P.
    Sabes que adoro todos estes filmes, apesar de muitos não estarem incluídos no meu TOP 20 pessoal (e mesmo assim não haveria espaço para todos right?)

    Boa lista sister :)

    ResponderEliminar
  10. Excelente lista, acho interessante o facto do Matrix estar em primeiro. :)
    Shaun of the Dead é sem dúvida fantástico!
    Se fizesse uma lista destas, sem dúvida o filme que estaria em primeiro seria o Snatch do Guy Ritchie.

    Miguel C.
    http://clockworkfiction.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  11. Aguardo ansiosamento reviews do Moulin Rouge e da saga Harry Potter, visto que o último filme está mesmo quase a chegar.

    Excelente trabalho e blog perfeito.

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada pelos comentários! :D

    Miguel C., Snatch realmente está um grande filme. Anónimo, terás essas críticas em breve, obrigada pela visita (:

    ResponderEliminar
  13. Identifico-me especialmente com o LOTR, o KILL BILL, MOULIN ROUGE, SHAWSHANK e LARANJA ;)

    Roberto Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  14. Boa seleção, mas eu adoro Reservoir Dogs. Sem dúvida, este filme é catapultada para a fama pelo renomado diretor, como os críticos aplaudiram e até mesmo seus dias é considerado um filme de culto, no entanto nas bilheterias não foi muito bem. Dois itens que caracterizam muito é a participação de Steve Buscemi e, claro, o diálogo banal, em que os personagens masculinos estão engajados. Great!

    ResponderEliminar