quarta-feira, 13 de abril de 2011

I Am Number Four (2011)

"You have no idea what I am capable of"


Não tinha qualquer ideia pré-concebida quando fui ver o filme, nem sequer lido críticas ou visto o trailer. Assim, pensei que com esta falta de expectativa, poderia genuinamente gostar do I Am Number Four. Ok sinceramente, os efeitos estão espectaculares e a acção da trama está impressionante, sendo um filme que é bastante apelativo visualmente. E devo dizer que até os actores estão razoavelmente bem, mas claro que nunca isentos de falhas. Alex Pettyfer apresenta-se relativamente sólido na liderança do filme, apesar de achar que lhe falta certo carisma, e Dianna Agron passou-me absolutamente ao lado, dado que não fez nada de inovador, é muito pouco versátil. Mesmo assim, fizeram o suficiente, pelo menos em relação ao que o filme exigia, pois sinceramente acho que estão minimamente credíveis e consistentes.

O problema reside mesmo na premissa do filme, baseado na obra literária de Pittacus Lore. É uma história interessante sem dúvida, contudo não posso deixar de achar que na adaptação para filme, este deveria ser renomeado para "I Am another Cliché", pois torna-se num filme pouco dinâmico, claramente direccionado para adolescentes. É inevitável a sensação de que vimos isto tudo no passado, creio que é muito semelhante a Jumper e Twilight, senão uma combinação dos dois. Há muitos problemas com a história, mas também dou o benefício da dúvida, pois é suposto haver inúmeras sequelas para o filme, ou seja, muitas perguntas que ficam no ar serão eventualmente respondidas nas sequelas.

Claro que DJ Caruso apercebe-se dessa falta de substância no enredo, pelo que nos propõe das mais exuberantes cenas de acção complementadas com efeitos visuais soberbos que, de facto, é o que se destaca mais. E digamos que é uma tentativa de compensação que resulta momentaneamente. O realizador sabe o que faz. Apesar das milhas de distância em relação a Disturbia em termos de qualidade, nota-se o esforço para fazer com que o script resultasse. A história de I Am Number Four gira em volta de John Smith (Alex Pettyfer), um ser extraterrestre proveniente de Lorien, um planet a distante que foi destruído pelos temíveis Mogadorianos, uma espécie mortífera e cruel que está determinad a em exterminar todos os lorienos e que não vai descansar enquanto não matar John e os restantes sobreviventes lorienos que se esconderam na Terra e que vão fazer de tudo para sobreviver.

Não é um mau filme. Mas também não é excelente. Ia com zero expectativas quando fui ao cinema, e talvez tenha sido essa a razão pela qual eu não tenha desgostado do filme. Ou isso ou porque gosto de luzinhas brilhantes. Brincadeiras à parte, é um filme de "boas intenções" que satisfaz minimamente (ou momentaneamente) e daqueles que se vê bem no cinema, mas que encontram melhores filmes do género, ai isso encontram. Mas é que não duvidem.


EXAME

Realização: 6/10
Actores: 7/10
Argumento/Enredo: 5/10
Duração/Conteúdo: 6/10
Efeitos/Fotografia: 8/10
Transmissão da principal ideia do filme para o espectador: 7/10

Média Global: 6.5/10

Crítica feita por Sara Queiroz

Informação

Título em português: Sou o número quatro
Título original: I Am Number Four
Ano: 2011
Realização: DJ Caruso
Actores: Alex Pettyfer, Timothy Olyphant, Dianna Agron

Trailer do filme:

5 comentários:

  1. Não podia concordar mais com o "I am Another Cliché". O filme não está mau, e realmente é uma fusão dos filmes Jumper e Twilight, completamente. A história de amor já está muito feita; como dizes, é mesmo cliché.

    Boa análise, parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Sarah, eu já não tinha interesse algum por esse filme e como sei que você geralmente é muito bondosa em suas críticas manterei minhas convicções a respeito dele. :D

    Mas, apesar de bondosa, sua análise tenta ser o mais imparcial possível. Continue assim. E não deixe-se distrair por luzinhas brilhantes! hahahaha!

    ResponderEliminar
  3. Eu Já vi o filme e gostei.
    A história está bem montada e eu espero que tenha a continuação. :D

    ResponderEliminar
  4. otimo filme,diverte e concerteza no aguardo por uma continuaçao. (que na verdade serao 5) pois o filme foi muito bem nas bilheteria e o segundo livro ja foi lançado.

    ResponderEliminar