sábado, 3 de agosto de 2013

TOP 10 Melhores: Filmes "Slasher"


Um filme “slasher” é aquele que envolve um assassino psicopata perseguindo e matando uma série de vítimas de maneira violenta, frequentemente usando instrumentos cortantes, embora possa ter certas variações. É dos subgéneros mais famosos do terror, e possui uma lista vasta de filmes. O género slasher, em que um psicopata mata sequencialmente as suas vítimas tipicamente adolescentes, começou a crescer, com o início das sagas de Freddy Krueger e Jason, e com a continuação da saga Halloween...

Criar uma lista dos melhores filmes deste sub-género não foi fácil, embora pareça que sim. Aqui fica a lista dos filmes que considero serem os melhores. Posso ter deixado de parte alguns clássicos, mas é certo que também não vi todos os filmes existentes. Nunca é demais dizer que este tipo de listas são sempre subjectivas, no entanto, não hesitem em partilhar connosco a vossa opinião!


10. Black Christmas (1974)


Durante o Natal, um grupo de raparigas que vivem todas juntas começa a ser assediado por estranhos telefonemas. Logo, uma a uma, as moças serão vítimas de um louco assassino... Black Christmas é um filme surpreendentemente bom. Na altura em que saiu ainda não estava propriamente consolidada a época slasher, mas não há dúvidas que é um excelente título, e o serial-killer Billy é super assustador. Claro que também teve que ser vítima da onda de remakes que invadiu a década de 2000... Obra indiscutivelmente intrigante!
Trailer





9. Child's Play (1988)



Este é com certeza dos filmes de terror mais conhecidos da história. A personagem Chucky é intemporal e arrisco-me a dizer que deve ter causado muito medo de bonecos para várias crianças em todo o mundo. É um clássico! Muito focado no suspense, também possui elementos de terror fortíssimos que culminam numa atmosfera aterrorizante!

Trailer

 



8. My Bloody Valentine (1981)

Pat Hemingway in My Bloody Valentine, 1981

É provável que seja um filme obsoleto actualmente, mas sem dúvida que foi um colosso na altura em que saiu. Surpreendentemente, gostei do remake, pese embora o facto de não ser de grande qualidade. O original tem como ponto forte o suspense frenético que gera, o que compensa a imensa falta de talento do elenco. Grande filme de terror dos anos 80.

Trailer

 



7. American Psycho (2000)



American Psycho é uma obra cinematográfica ousada, que indiscutivelmente se mantém actual nos dias de hoje. Christian Bale tem neste filme uma das mais impressionantes performances da sua carreira, ao incorporar na sua plenitude todos os elementos de violência e complexidade. Posso ser "sacrificada" por este filme constar nesta lista, pois muita gente não considera este filme um slasher. Eu vou discordar. Apesar de não ser o típico slasher film dos anos 80, é um filme que nos propõe quase o mesmo, mas com uma abordagem diferente.

Trailer

 



6. The Texas Chainsaw Massacre (1974)



"Texas Chainsaw Massacre" marcou uma época, sendo dos filmes de terror mais consagrados de sempre. A obra trazida por Tobe Hooper é inesquécivel pelos elementos aterrorizantes que tem, envoltos numa mestria nunca antes vista. "O Massacre do Texas" é um filme de 1974 que, supostamente baseado em factos verídicos, conta-nos a história do rapto e assassínio de um grupo de amigos que visitavam o Texas por uma família de canibais. A 1ª vez que vi este filme fiquei aterrorizada com o vilão principal, mais conhecido como "Leatherface". Este vai sempre ser lembrado como das personagens mais assustadoras do cinema.

Trailer





5. Friday the 13th (1980)



"Sexta-Feira 13" é outro clássico slasher que tem no principal plano o misterioso psicopata Jason. Teve várias sequelas, e até teve um crossover com Freddy Krueger, no filme "Freddy vs. Jason". A acção começa em 1958, em Cristal Lake: dois adolescentes foram brutalmente assassinados. Vinte anos após o trágico acidente, o acampamento volta a abrir. Porém, as mortes também voltam. O clássico psicopata com a máscara de hóquei, no seu melhor, neste primeiro filme da extensa franquia.

Trailer

 



4. A Nightmare on Elm Street (1984)




O filme, que em português é "Pesadelo em Elm Street",e realizado pelo mestre do terror Wes Craven, marcou o início da franquia cujo enredo gira em volta de um dos psicopatas mais reconhecidos do cinema e um verdadeiro ícone: Freddy Krueger. Curiosamente, foi o filme de estreia para Johnny Depp. Freddy Krueger é um assassino, que costumava matar pessoas em Elm Street, com as suas características garras de aço. Ao ser descoberto, foi queimado vivo. Porém, o seu espírito continua vivo, atormentando vários adolescentes nos seus pesadelos.A premissa do filme, que gira entre o imaginário e o real, está magnífica. Secalhar é uma surpresa encontrar-se apenas em 4º lugar.

Trailer

 



3. Psycho (1960)



"Psycho" é capaz de ser o filme mais icónico do género de todos os tempos, apesar das críticas iniciais serem mistas. Alfred Hitcock é o verdadeiro mestre do terror e suspense, e em Psycho conseguiu aterrorizar muito boa gente com a sua inspiração minimamente slasher.

Trailer

 



2. Scream (1996)



Grande surpresa por constar no 2º lugar, muitos poderão pensar. Wes Craven ressuscitou completamente o género slasher com Scream. É um dos melhores filmes de terror da história, e quase o melhor na categoria slasher. Carregado de humor negro, é um filme com uma premissa simples mas é muito bem concretizada.

Trailer

 



1. Halloween (1978)


Não só é dos meus filmes preferidos, como é sem dúvida alguma, o melhor filme slasher de todos os tempos! O filme gira em volta de Michael Myers que, após fugir de um hospital psiquiátrico, começa a matar sequencialmente diversos adolescentes. Apesar de parecer, talvez, um tema repetido, o certo é que na altura foi algo que teve bastante impacto e hoje "Halloween" é considerado um clássico entre os filmes de terror, tendo influenciado bastante muitos filmes do género. Só podia ser o número 1.

Trailer


Menções Honrosas

Haute Tension (2003)
When a Stranger Calls (1979)
Final Destination (1999)
Severance (2006)
Sleepaway Camp (1983)
Deep Red (1975)



por Sarah Queiroz



4 comentários:

  1. porra o panico em segundo é uma ofensa, jason, leatherface, krueger estao bem na frente dele tem que ir pelo perfil psicologico dos assassinos esquecendo as metaforas exageradas

    ResponderEliminar
  2. Halloween é muito bom mesmo! Eu já assisti a o Halloween O Início e Halloween 2 de Rob Zombie, são realmente fantasticos, mais achei que o Halloween 2 não seguiu muito o primeiro

    ResponderEliminar
  3. Faltou "O Pássaro Sangrento" de 1987, filme italiano do gênero muito violento no qual o assassino usa uma grande e sinistra máscara de coruja, e possui várias cenas antológicas. Um tremendo clássico

    ResponderEliminar