segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TOP 15 Melhores: Vilãs do Cinema



O que seria do cinema sem as vilãs? Personagens que amamos odiar... Sim, existe o Freddy Krueger e o Darth Vader, mas o lado feminino também consegue ser bastante malvado e meticuloso. Decidi, assim, elaborar uma lista das minhas preferidas.

Nunca é demais dizer: esta lista contém as 15 personagens que eu considero serem as melhores vilãs/anti-heroínas. Claro que é susceptível de ser controversa, mas a graça é mesmo essa, a diversidade de opiniões. Nesta lista constam as personagens que, na minha perspectiva, mais se destacaram pela positiva pelo seu "dark side". Este é um TOP mais que subjectivo, e nesse medida, ficarei à espera das vossas opiniões! Não hesitem em partilhá-la connosco!



15. Miranda Priestly - The Devil Wears Prada (2006)

Decerto que muito dos leitores poderão identificar-se com este filme... Quem é que já não teve daqueles patrões absolutamente intragáveis? Pois bem, acho que nenhum consegue atingir o nível da graciosa Miranda Priestly, tão bem interpretada por Meryl Streep. Basicamente é o terror de qualquer ambiente de trabalho.




14. The Wicked Witch of the West - The Wizard of Oz (1939)

É capaz de ser das personagens vilãs mais memoráveis da 7ª arte, um ícone mais que consolidado. É absolutamente aterradora em todas as cenas em que aparece, especialmente até porque o seu objectivo até nem é tão maléfico a comparar com as outras da lista... (só queria um sapatos vermelhos).





13. Margaret White - Carrie (1976)

Na minha opinião é das mães mais marcantes dos filmes de terror. Em Carrie (1976), o elemento mais assustador acaba mesmo por ser a personagem Margaret, através da sua personalidade psicótica e ao pressionar a sua filha Carrie ao extremo.





12. Mystique - Saga X-Men

Mystique, das personagens mais complexas e interessantes da saga X-Men, e vilã obrigatória da minha lista. Torna-se quase impossível não ficar a torcer pelos planos dela, mesmo que envolvam a aniquilação da humanidade. Tive uns tempos a invejar a pele azul da Mystique, prefiro não explicar porquê.





11. Lady Van Tassel - Sleepy Hollow (1999)

Quem é que não venera "Sleepy Hollow"? Para além de ser um filme excelente, na minha opinião, a grande actuação da película fica a cargo de Miranda Richardson: interpreta a grande vilã, Lady Van Tassel, que movida por uma vingança pessoal, acaba por controlar o lendário cavaleiro sem cabeça. Absolutamente assustadora!





10. Amanda Young - SAW (2004-06)
Amanda Young, sobrevivente e agora protegida do mediático Jigsaw, não se contém a ser ainda mais transloucada e perigosa que o seu mentor. Sou uma grande fã da actriz Shawnee Smith, que interpreta imensamente bem a conturbada, mas forte Amanda Young.





9. Asami Yamazaki - Audition (1999)

Tinha que constar a menção ao terror japonês. Takashi Miike é dos cineastas mais singulares, sendo eu uma grande fã do realizador. Em "Audition", consegue criar uma atmosfera de terror electrizante, em que a personagem Asami, simultaneamente bela e terrivelmente maligna, é personificada na perfeição pela actriz asiática.





8. Alex Forrest - Atracção Fatal (1987)

Não tenho dúvidas que Alex Forrest é o pesadelo de qualquer homem. Aparentemente normal e fantástica, imaginem o que é descobrirem o inverso da medalha: psicótica e obcecada, nada a faz parar até conseguir aquilo que quer... Stalker alert! É uma grande vilã na medida que é uma artista da manipulação.





7. Elle Driver - Kill Bill Vol. 2 (2004)

Em Kill Bill deparamos-nos com diversos antagonistas. Mas há que dar o devido destaque a Elle Driver, que chama completamente à atenção pela sua crueldade. Assassina competente, tem como principais características o desejo por sangue e insanidade...Mortífera!







6. The Evil Queen - A Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Parece-me que é a senhora vilã, datada de 1937. Poderosa, linda, cruel... Aterrorizou-me completamente da primeira vez que vi "A Branca de Neve", e com certeza que não estou sozinha no barco. Especialmente aquela icónica cena da maçã. Ainda hoje sou intolerante a fruta.






5. Catwoman - Batman Returns (1992)

Catwoman é mais um exemplo de anti-heroína do que propriamente vilã, mas devo dizer que acho-a completamente fascinante. Selina Kyle, mais que perturbada, não mede o que faz para ver concretizados os seus planos diabólicos, e se formos a ver, tem uma grande vantagem sobre Batman: 7 vidas. Michelle Pfeiffer em grande.





4. Malévola - A Bela Adormecida (1959)

É indiscutivelmente a minha vilã preferida da Disney. É muito complexa e profunda, e faz mais que jus ao nome que possui. Fiquei bastante satisfeita quando soube que ia ser adaptado para o cinema um filme centrado na Malévola (que será interpretada por Angelina Jolie).





3. O-Ren Ishii - Kill Bill Vol. 1 (2003)

O-Ren Ishii é outra vilã do filme Kill Bill, e a minha preferida do filme. De habilidade e frieza estrondosa, é tanto mestre nas artes marciais como nas malvadas. Pessoalmente adoro a sua background story, o que demonstra que é uma personagem muito bem construída e interpretada muito bem por Lucy Liu.





2. Annie Wilkes - Misery (1990)

É certamente a personificação da obsessão levada ao extremo, o que culmina na mais pura das maldades. Inesquecivelmente sinistra, Annie Wilkes é um autêntico pesadelo. Ninguém poderia interpretá-la melhor que a fantástica Kathy Bates.





1. Bellatrix Lestrange -  Saga Harry Potter (2007-11)

Talvez seja um número 1 surpreendente. Mas que poderei dizer? Sou uma geek do Harry Potter, e tendo uma veia pessoal para gostar de vilões, só poderia vir a adorar o braço direito do Lord Voldemort... E diga-se que é uma personagem que vem a acumular imensas crueldades! De topo, e é a minha eleição.




Menções Honrosas

Nurse Ratched - One Flew Over the Cuckoo's Nest (1975)
Catherine Tramell - Basic Instinct (1992)
Cruella De Vil - 101 Dalmatians (1961)
Pamela Voorhees - Friday the 13th (1980)
Kayako Saeki - The Grudge (2004)


E um bocado off-topic... A melhor vilã em séries de televisão, é, indiscutivelmente:

Cersei Lannister - Game of Thrones



por Sarah Queiroz




11 comentários:

  1. Excelente postagem! Parabéns!

    Quer saber mais sobre a Herbalife?
    Conheça:
    - Tudo sobre a Herbalife - http://www.tudosobreaherbalife.com.br/
    - Como a Herbalife Funciona - http://www.comoherbalifefunciona.com.br/
    - Verdades sobre a Herbalife - http://verdadesobreaherbalife.com.br/
    - Oportunidade de Negócio Herbalife - http://negociosherbalife.com.br/
    - Preço Oficial Herbalife - http://www.precooficialherbalife.com.br/
    - Site Oficial - http://www.herbalife.com.br
    - Site Pessoal - http://www.goherbalife.com/roberto

    ResponderEliminar
  2. Adorei a lista, mas deixarei uma Menção honrosa: Charlize Theron - Branca de Neve e o Caçador.

    O filme não é lá essas coisas, mas ela é quem leva o filme nas coisas com suas crises de histeria... fora que ela está linda.

    Ah... eis um convite para vcs conhecerem meu blog:
    http://blog-invariavel.blogspot.com.br/

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Audition é assustador! Claro que a Kathy Bates em Misery também não podia faltar :)

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Sou leitor do Depois do Cinema e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Depois do Cinema.

    Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Depois do Cinema.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,

    Marcos
    www.cinematotal.com
    marcos@cinematotal.com

    ResponderEliminar
  5. Concordo, a mãe de Carrie é uma personagem obcecada pela religião e leva a sua crença ao limite, arrastando consigo Carrie de uma maneira sufocante.
    Miranda Priestly - The Devil Wears Prada (2006) check, The Evil Queen - A Branca de Neve e os Sete Anões (1937) de facto é bem má e Bellatrix Lestrange - Saga Harry Potter (2007-11) a melhor vilã sem dúvida.

    ResponderEliminar
  6. Você se esqueceu de citar a vilâ mais cruel, perigosa, violenta e devastadora do cinema de terror em todos os tempos, a sensual, mortífera, poderosa e demoníaca Felice Dunbar interpretada de maneira magnífica e monstruosa pela belíssima e glamourosa atriz e ex-modelo polonesa Joanna Pacula no clássico, trágico, brutal e explosivo filme de terror americano "O Beijo Mortal" que além da própria Joanna é também estrelado por outros grandes e extraordinários atores do cinema internacional como Meredith Salenger, Mimi Kuzyk e Nicholas Kilbertus nos papéis principais.

    ResponderEliminar
  7. "O Beijo Mortal" é um dos filmes de terror mais explosivos, assustadores, impressionantes e espetaculares de todos os tempos. Os três grandes astros internacionais Joanna Pacula, Meredith Salenger e Nicholas Kilbertus estão absolutamente fantásticos nos respectivos papéis de Felice Dunbar, Amy e Jack e a belíssima, deslumbrante, talentosa e adorável atriz e musa canadense Mimi Kuzyk no papel da linda, doce, destemida e encantadora Brenda é simplesmente maravilhosa, irresistível mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Da última eu já discordo, a melhor vilã de séries sempre será Lucretia de Spartacus.

    ResponderEliminar
  9. A Bellatrix Lestrange é perfeita, aliás, Helena Bonham Carter tem um talento especial pra interpretar vilãs.

    ResponderEliminar
  10. Vocês esqueceram de uma vilã que na minha opinião com certeza deveria estar na lista. É a antagonista do filme A órfã. Uma moça com 33 anos que parece uma criança. Ela possui um grave transtorno que põe toda família que a adota em risco. Costuma matar o pai da família quando seduzindo-o é repudiada, mas nem a família escapa de perecer nas nas mãos dessa psicopata.

    ResponderEliminar