domingo, 3 de agosto de 2014

Afflicted (2013)

"Captured on film"

   "Afflicted" é um filme found-footage canadense que me tinha passado completamente ao lado. Nem sequer o trailer tinha visto. Sendo bastante sincera,  o género found-footage está a morrer, e "Afflicted", foi daqueles filmes que vi "só porque sim e porque não tinha mais nada para fazer". Felizmente, apanhei uma valente e inesperada surpresa. Uma conclusão que rapidamente se pode tirar é que este ambicioso filme marcou uma estreia bastante promissora dos dois realizadores. Derek Lee e Clif Prowse trouxeram uma verdadeira lufada de ar fresco, ao proporcionar-nos uma obra cinematográfica extremamente original. Mesmo sendo certo e sabido que o género found-footage se encontra saturado, esta dupla conseguiu destacar-se, na medida em que fazem uma abordagem bastante inovadora a uma temática clássica do terror, o vampirismo. Abordagem essa cativante, galopante e frenética, que faz com que este filme seja dos mais interessantes do género. A premissa até parece enfadonha: o filme retrata a história de dois amigos (interpretados pelos realizadores Derek Lee e Clif Prowse) que partem numa viagem pelo mundo, só que, quando um dos amigos começa a apresentar sinais de uma doença misteriosa, rapidamente essa viagem começa a seguir um rumo bastante sombrio... Efectivamente não parece nada de outro mundo, ou que já não se tenha visto. Mas a dupla conseguiu mesmo inovar e torná-lo refrescante, precisamente por ser found-footage. Um aspecto que me costuma irritar neste tipo de filmes é que, por vezes, não há uma razão plausível que justifique a utilização da técnica found-footage. Neste é bastante plausível, uma vez que os amigos estão a retratar a viagem num videoblog, fazendo com que seja um filme mais envolvente e interactivo.


   A verdade é que, gostar ou não deste filme corresponde directamente à vossa tolerência para a técnica found-footage. Quem não gosta deste tipo de filmes é muito pouco provável vir a gostar de "Afflicted". Ainda assim, devo dizer que este título é muito menos cansativo visualmente do que outros; não abusando muito do "shaky-camera", é inovador nos planos de câmara, muitas vezes parecendo saído de videojogos. (O que é realmente dos aspectos mais impressionantes de "Afflicted", uma vez que o orçamento foi bastante baixo, não deixando de ser uma película movimentada e intensa. À falta de melhor expressão, há sequências brutais mesmo). Para os mais exigentes, uma das principais críticas poderá ser a nível de edição, pois não teria feito mal nenhum ao filme cortarem uns 15 minutos, uma vez que, apesar da duração do filme não ser extensa, somos deparados com algumas cenas ligeiramente desnecessárias. Mas isso não invalida a inevitável conexão com a personagens, o que é um aspecto bastante positivo: o facto das personagens serem "likeable" e bem desenvolvidas, e a história ser intrigante, torna o filme muito mais credível, fazendo assim com que as tais cenas desnecessárias se tornem quase como "inevitáveis" para manter a credibilidade do filme.


   Como já referido, Derek Lee e Clif Prowse são os protagonistas, e como actores fizeram igualmente um trabalho muito competente. Em especial Derek Lee, uma vez que teve que se entregar a 100% a nível psicológico e físico. É de louvar a competência desta dupla, pois pegaram numa ideia que a priori tinha tudo para falhar, e conseguiram concretizá-la de uma maneira soberba, intrigante de início ao fim, sem nunca chegar a ser cansativo.

   O principal mérito de "Afflicted" que torna a sua visualização simplesmente obrigatória, é o conseguir aniquilar o estigma que envolve o género found-footage, através de um trabalho estupendo a nível de câmara (dos melhores do género visualmente) coadjuvado com uma narrativa bastante inovadora. É caso para dizer que a balança entre expectativas e resultado não poderia ser a mais ideal. Não tenho dúvidas que com esta obra, os cineastas terão um futuro brilhante pela frente. Recomendo!


EXAME

Realização: 7.5/10
Actores: 8/10
Argumento/Enredo: 7.5/10
Duração/Conteúdo: 6/10
Transmissão da principal ideia do filme para o espectador: 7/10

Média global: 7.2/10

Crítica feita por Sarah Queiroz

Informação

Título original: Afflicted
Título português: Afflicted
Ano: 2013
Realização: Derek Lee e Clif Prowse
Actores: Derek Lee e Clif Prowse

Trailer do filme:

0 comentários:

Enviar um comentário