sábado, 16 de outubro de 2010

Resident Evil (2002)

"A secret experiment. A deadly virus. A fatal mistake."

" Resident Evil" é, sem sombra de dúvida, dos meus filmes preferidos. Decerto que irá surpreender muita gente, visto que não foi particularmente bem recebido pelas críticas na altura em que saiu, sendo mesmo alvo de inúmeras críticas.
Não é só por conter algo que idolatro: zombies (ok, 70% é por causa disso.) A verdade é que sou uma enorme fã dos videojogos que inspiraram o filme. E a maior parte das pessoas que o são, geralmente não gostam nada da adaptação ao cinema. Eu sinceramente não percebo porquê. Na minha opinião, claro que o filme seria excelente se
retratasse mais fielmente o jogo, mas o que é fantástico relativamente a este filme é que consegue na mesma retratar o ambiente dos jogos, mas com personagens novas e originais e com um enredo ligeiramente diferente. Eu encaro como se fosse um "spin-off" do enredo dos jogos. Não tenho dúvidas que os fãs "mais entendidos" dos jogos são capazes de achar esta adaptação verdadeiramente medíocre. Na minha opinião, para se apreciar este filme, nem é necessário ter-se jogado os jogos. O filme é muito bom por si mesmo, sendo o meu filme preferido da saga (este é o primeiro de quatro que já saíram).

"Resident Evil" estruturalmente está muito bem conseguido, pois consegue-nos prender de início ao fim, subindo gradualmente o ritmo. Claro está que, aqui, a banda sonora tem um papel fulcral, é que não poderia ter sido melhor empregue. A banda sonora deste filme é absolutamente fantástica e perfeita! Há cenas em "Resident Evil" que não teriam metade do impacto se não fosse pela banda sonora. Penso, no entanto, que podiam ter investido um pouco mais nos sustos, já que Paul W.S. Anderson não falha na construção de um ambiente claustrofóbico e enigmático, em que o suspense é inevitável, ou seja, podia-se ter aproveitado um bocado essa vertente. Anderson enconsta-se muito à formula do susto através do impacto sonoro, que resulta, mas no entanto já é bastante usada. Faltou perspectiva no realizador (o "pensar fora da caixa").

Apesar do argumento não ser 100% fiel aos jogos, satisfaz na minha opinião, e cumpre os objectivos. Não é propriamente original, mas é bastante interessante.O filme reúne todos os elementos presentes nos jogos, tais como a Umbrella Corporation, os zombies, a equipa militar, os laboratórios, Raccoon City, os monstros e os sustos. Umbrella Corporation é das maiores empresas do mundo, contendo várias instalações secretas (conhecidas por "The Hive") por todo o mundo em que desenvolvem experiências genéticas e virais, entre outras coisas ilegais. Porém, quando ocorre uma falha de sistema, e um dos vírus que estão a desenvolver (o vírus T) é libertado no ar, a inteligência artificial que controla a instalação (Red Queen) isola e mata todos os trabalhadores da Hive situada em Raccoon City. Caberá a uma equipa militar de seguranças resolver o problema e evitar que se dê uma infecção que atinja a superfície. No entanto, essa missão revelar-se-á bastante mais complicada, isto porque têm apenas 3 horas para fazê-lo. Contamos com a heroína Alice (Milla Jovovich) como personagem principal.


Adorei as "zombie scenes". Acho que o filme tem acção bastante satisfatória. Há que também ter em conta que este filme é mais ou menos low budget, portanto acho que fizeram um bom trabalho tendo em conta os recursos que tinham. Os efeitos e a caracterização estão bonzinhos, claro que longe de perfeitos ou pelo menos longe do nível do 4º filme da saga, mas mesmo assim, suficientes para "aterrorizar" diga-se assim.
Não tenho nada de mau a apontar relativamente aos actores. Acho que Milla Jovovich está absolutamente lindíssima enquanto Alice e faz um trabalho perfeito. Adoro-a completamente. Michelle Rodriguez, que interpreta Rain, (favourite. actress. ever.) também não desilude, mostrando a sua faceta "bad girl" mais uma vez. Fiquei imensamente surpreendida com Martin Crewes (Kaplan) e Eric Mabius (Matt). Em geral todos fazem um bom trabalho com as suas personagens. A meu ver, é a melhor equipa de actores da saga.

Não tenho dúvidas que haverá imensa gente que discordará completamente comigo; Resident Evil tem esse efeito: ou gosta-se muito, ou odeia-se. Mas continuo a defender que Resident Evil é a melhor adaptação de um jogo ao cinema, mesmo que tenha personagens completamente diferentes. O espírito de Resident Evil continua lá. Recomendadíssimo!

EXAME

Realização: 7/10
Actores: 8/10
Argumento/Enredo: 7/10
Duração/Conteúdo: 8/10
Banda Sonora: 10/10
Efeitos/Fotografia: 6/10
Transmissão da principal ideia do filme para o espectador: 7/10

Média Global: 7.6/10

Crítica feita por Sara Queiroz

Informação

Título em português: Resident Evil - O Hóspede Maldito
Título original: Resident Evil
Ano: 2002
Realização: Paul W.S. Anderson
Actores: Milla Jovovich, Michelle Rodriguez, Eric Mabius

Trailer do filme:

7 comentários:

  1. Boa Noite,

    Eu e uns amigos meus criámos este muito recente blog: http://blockbusters-pt.blogspot.com/ que se dedica a dar as últimas notícias e desenvolvimentos do mundo do cinema de blockbusters, e gostaríamos de saber se seria possível fazer uma parceria convosco, visto que todos nós já conhecíamos o vosso blog e gostamos bastante do vosso trabalho, e como somos novos nesta área do blogging pedimos aqui o vosso apoio.

    Muito Obrigado,

    André Marques
    Blockbusters

    ResponderEliminar
  2. Por incrível que pareça, não sei explicar o porquê mas o segundo é o meu preferido da franquia. Ainda não vi o último. Gostaria que a Milla Jovovich enveredasse por outras searas cinematográficas (papeis mais dramáticos, etc). Quem sabe agora nesse Stone, em que ela trabalha com o De Niro e o Edward Norton.

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Viva! Estou a retribuir a visita ao CINE31 e confesso que também não conhecia este blog :-) Mas já está na lista de favoritos, já vi que ainda tenho muito material para ler :-) vou deixando aqui os meus comentário.

    ResponderEliminar
  4. @ pseudo autor: Também gostei do segundo, mas achei mais fraco relativamente ao primeiro! O último vale mesmo a pena ir ver, especialmente se gostaste dos restantes ;)
    Estou muitooo curiosa em ver Milla no filme Stone, muito mesmo!

    @ CINE31: obrigada! também já pus na lista de favoritos *

    ResponderEliminar
  5. O meu preferido desta saga, que não aprecio muito.

    cumps cinéfilos

    ResponderEliminar
  6. Eu considero esta saga um pouco fraca, sendo amante dos jogo e ter jogado todos e seguido a historia desde os meus 11 anos(1998),penso que a historia foge a saga,mas mesmo assim considero este o melhor, pelo facto de ser mais de "terror" do que os outros, que passaram a ser mais um filme de acção, depois do sexto filme haverá um reboot na saga, esperemos par ver, mas acho este muito bom.

    ResponderEliminar
  7. Eu considero esta saga um pouco fraca, sendo amante dos jogo e ter jogado todos e seguido a historia desde os meus 11 anos(1998),penso que a historia foge a saga,mas mesmo assim considero este o melhor, pelo facto de ser mais de "terror" do que os outros, que passaram a ser mais um filme de acção, depois do sexto filme haverá um reboot na saga, esperemos par ver, mas acho este muito bom.

    ResponderEliminar